Livros que eu leria para uma criança...

... ou, então, um título alternativo: livros que eu li quando criança (alguns já recentemente) e gostaria que outras pessoas tivessem tido a oportunidade de ler nessa fase.
Não me recordo de já ter comentado da minha história com a leitura por aqui, posso ter apenas escrito um rascunho sobre isso e ter desistido de postar sobre. Bom, esses tempos estava lendo umas resenhas de livros infantis, e pensei em como tem toda uma discussão em torno da complexidade de uma história infantil sob o ponto de vista de quem já é adulto ou já atingiu uma maturidade que o tira da fantasia em certos momentos. E, assim, lembrei-me da minha inocência lendo alguns livros quando estava no fundamental. Antes de romantizar sobre as diferentes interpretações ou de enxergar críticas e posicionamentos nas entrelinhas, eu lia só por ler, lia pra mergulhar na história, pra investigar junto dos personagens, pra me colocar no lugar deles...

Acho que tornei a ler alguns livros infantis por sentir falta dessa "leveza" em algumas histórias, sei que tem livros voltados para o público juvenil e até mesmo pro público adulto que possuem histórias leves, sim, mas nada se compara, na minha opinião. Nesses meus pensamentos confusos, decidi fazer uma lista de alguns livros que, se eu tivesse a oportunidade, eu leria para uma criança, pra tentar mergulhar ela nessas fantasias e mundos alternativos de aventura.

Não coloquei nessa lista livros como Percy Jackson, Harry Potter, O Pequeno Príncipe porque acredito que, hoje, esses universos e histórias já são apresentados à crianças e adolescentes. Queria falar um pouco de livros que nem sempre são citados, e também citar livros que fizeram parte da minha infância de alguma forma. Alguns até da minha adolescência, como rata de biblioteca.

A Teia de Charllotte

Já falei desse livro aqui, por isso não vou me prolongar muito. Esse título é quase um intruso na lista, meu primeiro contato com ele foi pelo cinema e, mais recentemente, pelo livro, mas eu, com certeza, leria para uma criança. O contexto de fazenda e amizade sempre me agradaram muito na infância, e, por mais que soe um pouco egoísmo tentar contar pra uma criança uma história que eu gostei (e talvez ela não), acredito que é uma forma muito legal de abordar esses temas. Fora que é um livro fofo, com ensinamentos bem legais.

Related image
Na quinta série, o meu favorito

Sítio do Picapau Amarelo

"Mas, Isadora, tu não disse que ia falar sobre alguns livros que não são apresentados às crianças? Toda criança conhece o Sítio do Picapau Amarelo." Mas eu nunca vi muitas crianças que gostam de ler e que tenham lido os outros livros infantis do Monteiro Lobato, tais como Reinações de Narizinho, A Chave do Tamanho, entre outros... Sei que se discute muito sobre os livros do Monteiro Lobato na literatura, estudando o contexto social e tudo o mais, mas, pra uma criança, esses livros são muito mais que isso. 

Lembro de estar na quinta-série (o que chamam agora de sexto ano) e, durante o intervalo, ficar escolhendo um dos livros do Monteiro Lobato para ler. Eu achava as edições mais antigas que tinham no meu colégio uma coisa incrível. Um livro grande, com muitas mais páginas do que aqueles livrinhos de fábulas e contos com uma frase em cada página. Adorava chegar em casa com aquele trambolho e ver a reação da minha mãe "Outro livro? Mas já não leu todos desses ainda?" "Não, mãe. Semana passada era sobre a Narizinho, esse é sobre a Emília no País da Matemática". Eu ficava empolgada lendo sobre as aventuras dessa turma, as desventuras que eles faziam, dava gargalhadas com as teimosias da boneca falante e me admirava com o conhecimento que a Dona Benta, Tia Nastácia e Tio Barnabé tinham.

Queria, de verdade, ter lido todos os livros infantis dessa turma nessa época, mas acabei lendo (e relendo) só uns 4 ou 5, o, que pra mim, já era muito. E, se algum dia, eu ver uma criança lendo um desses livros, sei que vou ficar muito feliz e puxar conversa com ela...

Image result for livro a bailarina fantasma
eu li na edição de capa roxa com detalhes em preto, mas essa edição também parece muito bonita

A Bailarina Fantasma

Também tive contato com esse livro quando estava na quinta série. Havia um único exemplar concorridíssimo na biblioteca da minha escola, e eu adorava a história. Talvez eu não lesse esse livro para uma criança de 6 anos, mas eu com certeza entraria nessa aventura com uma de 10. A história se passa no Theatro José de Alencar, em Fortaleza, e a protagonista Anabela vê no último espetáculo antes de uma obra de restauração uma bailarina fantasma dançar junto das dançarinas no palco. Traz uma mensagem de amor tão bonito, um otimismo encantador e é muito bem escrito e fluido. 

Related image
A edição que eu tinha era a da campanha "Leia para uma criança" do Itaú que meu pai trouxe pra mim

O Ratinho, o Morango Vermelho Maduro e o Grande Urso Esfomeado

Esse título está aqui como menção honrosa. Li quando já não era mais tão criança assim, mas me encantei com as ilustrações e a história simples, mas fantástica. Não sei o que posso contar da história, mas é um exemplo de como o ratinho, por pequeno que seja, pode ganhar do grande urso, enquanto tenta esconder seu grande e saboroso morango. É muito fofo e eu facilmente ficaria horas encarando as ilustrações.
São poucos livros nessa lista, mas eu poderia citar tantos outros que li...Depois de ter escrito esse post, com o coração quentinho pelas lembranças, percebi que poderia ter tido essa ideia no dia das crianças... Mas nem post de halloween eu cheguei a fazer em outubro, então vida que segue. Que livros marcaram vocês na infância? 

Até!

Comentários

  1. uma postagem sobre livros entre meu intervalo de leitura!!!!111!!
    oi isa, tudo bem? espero que sim! eu precisei comentar nessa postagem porque eu também era uma ratinha de biblioteca que adorava fuçar na livraria da escola e procurar por coisas que ninguém lia, todo dia era um livro novo ksjdksjdk'
    eu nunca li o livro da menina e o porquinho, mas li tua postagem a respeito deste e fiquei beeem interessada... acho que vou ler quando terminar minha leitura atual. espero que consiga achar em PDF kjdksdjk'

    OS LIVROS DO SÍTIO ME CRIARAM. eu sei que recentemente foi explanado monteiro lobato era uma pessoa horrível do caramba, mas isso não anula que o sítio foi um dos meus principais companheiros. assim como tu, eu li tipo, todos os livros (as memórias da emília e fábulas eram meus preferidos) do sítio e alguns cheguei a ler mais de uma vez. eu era doida pelas versões lindas que tinham na minha escola e vivia dentro da biblioteca durante os intervalos dskfjsk'

    dos outros dois livros eu nunca nem ouvi falar, acredita? eu acho que leria As Aventuras de Tom Sawyer para as crianças porque apesar de ser um clássico com uma linguagem "difícil", eu li quando tinha sete anos e incentiva muito as pessoas a viver a vida (já que eu mesma queria aproveitar as chances como seu Thomas aproveita). alice, apesar de eu ter lido bem recentemente, também é uma 'dupla' de livros muito legais que incentivam muito a imaginação.
    Enfim, eu amo postagens sobre livros! Obrigada por escrever um post tão agradável e nostálgico :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo tudo bem, e contigo?
      Haha' me identifico muito! Os livros do sítio eram meus xodós da biblioteca, mas, infelizmente eu não conseguia ler todos :(
      Pior que acredito, não são livros muito populares... mas eu recomendo muito!
      Nunca li Tom Sawyer :( mas preciso adicionar na minha lista de futuras leituras, porque parece ser uma ótima leitura.
      ALICE! Sim! Não lembrei dos livros da Alice no dia que fiz a postagem, mas eu com certeza leria para uma criança, também!

      Obrigada!!
      Até <3

      Excluir
  2. Que doçura de post!

    Livros são importantíssimos em qualquer fase da vida, mas em especial na infância, posto que ali a entrada na literatura se dá com mais facilidade. Sou muito grata a minha mãe por ter me apresentado tantos livros, e por ter lido Monteiro Lobato pra mim <3

    Abraços, Isa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado ^^
      Que legal! Ser apresentada à leitura pelos livros do Monteiro Lobato parece ter sido uma coisa tão boa! Minha introdução na leitura foi através de uma professora que me incentivou muito, sou grata a ela por tudo isso.

      Até <3

      Excluir
  3. O Sítio do Pica Pau Amarelo é meu eterno amor <3
    Também passei muitos momentos da minha infância lendo O Menino Maluquinho e gibis da Turma da Mônica.

    Limonada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros do Sítio são incríveis <3
      Li muito Turma da Mônica também, mas não tanto quanto passei lendo outras histórias haha'

      Até <3

      Excluir
  4. Oi Isa! Conheci seu blog esses dias mas estou amando! Moça, esse título e o post em si me inspiraram muito! Eu tenho essa vontade secreta que não vai ser mais tão secreta assim porque resolvi compartilhá-la com você: eu tenho muita vontade de fazer um trabalho social com crianças e pensei em ler livros! Essas indicações mexeram muito comigo porque várias delas, como O Ratinho, o Morango Vermelho Maduro e o Grande Urso Esfomeado eu lia quando era bem mais nova! Eu amei sua lista de livros lidos, ela me deu vontade de realizar esse desejo que venho nutrindo secretamente há alguns meses! Você é uma pessoa maravilhosa! Obrigada por isso!

    Beijinhos!
    https://sopadesol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, fico muito feliz que esteja gostando daqui, e ainda mais feliz por te incentivar, mesmo que "sem querer" esse seu desejo de ler para ciranças<3
      Que vontade linda! Super te apoio nisso!

      Eu que tenho que te agradecer haha'
      Até <3

      Excluir
  5. Oiee Isadora!

    Desculpa a demora por aparecer aqui!
    Acho seria incentivo ótimo para as crianças de hoje, parece que tem muitos pais que não tem mais hábito de ler para elas... (Bom não critico pq tem pais que trabalham muito para sustentar e nem tem tempo de ler uma história para seus filhos)

    Mas enfim, fiquei bem interessada com os livros citados, principalmente A bailarina fatasma, sempre gostei de histórias de espetáculo envolvendo danças ♥
    Ah e achei uma graça o desenho do Ratinho, o Morango Vermelho Maduro e o Grande Urso Esfomeado, realmente o desenho do morango atrai a atenção ♥

    Kiss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso... e eu que demoro uma eternidade pra aparecer e postar algo também?
      Pois é, tirar um tempo pra ler para uma criança é incrível, e vale muito!
      Recomendo demais o livro da bailarina, sério, vale muito a leitura.

      Até <3

      Excluir
  6. Quando li o título da postagem me bateu uma recordação da minha infância onde eu sempre ganhava aqueles livros de espessura fina com poucas páginas e bastantes desenhos. Lembro-me que dei o nome do meu cachorro somente porque no livro o nome do mesmo era Tobby.
    Eu faria questão de ler também O Sítio do Picapau Amarelo! Ai que saudades de assistir na TV ♡
    Nunca ouvi falar deste livro porém a capa já me chamou bastante atenção e sem dúvidas eu daria uma oportunidade.
    Já li esse livro várias vezes e que saudade.... Todos da minha sala tinha um exemplar dele,inclusive fizemos um teatro desta história.

    https://s-ueterazul.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaa, que lindo <3 Eu também ganhava alguns livros desses.
      O programa de tv era muito legal haha' adorava demais.
      Ah que legal que você conheça, acho uma história tão encantadora e bonita haha'

      Até <3

      Excluir
  7. O ratinho e o morango li para minhas primas quando elas eram pequenininhas <3

    Com amor, http://bruna-morgan.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filmes cults demais pra me fazer chorar (mas conseguiram)...

E lá se vão minhas palavras