Coisitchas e hábitos para adotar/adaptar no dia-a-dia



A música não tem nenhuma ligação com o post, que na verdade não é nada demais. Estou apenas compartilhando e comentando uma das inúmeras listas que tenho no bloco de notas do meu celular.

1. Levar sempre um copo retrátil / canequinha / um copo reutilizável na bolsa ou mochila (OK)

Pra falar a verdade já estou fazendo isso desde ano passado. Comprei um copinho pequeno feito de silicone inspirada nas blogueirinhas eco-friendly, mas não um grande, um de 150 ml (tipo esse aqui), apenas para testar e ver se eu não ia rasgar nos primeiros dias de uso. Se bem me lembro, paguei pouco mais de R$ 20.

Veredito: não rasguei, mas cabe tão pouca água que não compensou pra mim. Além disso, quando coloco café esquenta muito a mão, então acho que nem pro cafezinho ajuda. Continuo carregando ele pra todo lado, coloquei uma argolinha de chaveiro pra pendurar no meu tirante caso seja o caso, mas mais pra casos de necessidade de momento. Até que é útil quando vou a algum shopping ou evento com bebedouros, mas ainda tá valendo mais levar uma garrafinha haha'

Até pensei em comprar um outro modelo, vi que agora surgiram várias opções no mercado, mas desanimei quando vi várias pessoas do meu curso (Ciências Biológicas) reclamando que tava virando costume rasgar após alguns meses de uso intenso. E, bem, o Brasil não recicla silicone no momento. Como minha rotina se resume a faculdade e sempre levo mochila ou uma bolsa relativamente grande, estou sempre levando um copo do Meu Copo Eco já que tenho vários em casa. Costumo comprar (mas vou parar, por que já tenho muito mais do que o necessário) em festivais de música ou eventos semelhantes. Eles são feitos de um plástico que, até onde tenho conhecimento, é reciclado no Brasil, são bem resistentes à quedas e afins (só um deles que não resistiu à mandíbula do meu cachorro que achou que fosse um brinquedo novo em cima da mesa haha') e, por mais que não sejam tão pequenos assim, quebram meu galho nas aulas.

2. Bucha vegetal para lavar louça e afins 

Ainda na batalha de parar de usar esponjas daquelas mais comuns. Ainda na procura de um lugar em conta perto da minha casa para comprar várias. Ainda tentando achar uma alternativa para parar de usar esponjinhas de maquiagem, que jogo fora depois de um tempo. Usar os dedos não fica tão bom pra mim, o jeito é achar um pincel ideal.

3. Levar na bolsa e/ou mochila um guardanapo de algodão/pano e um kit de talheres (OK)

Esse foi outro hábito que peguei da galera do meu curso, no exercício de evitar descartáveis, já que muitas vezes acabo comprando marmita (principalmente em dias com pouco tempo pra almoçar) ao invés de levar comida de casa (que é uma boa ótima opção se for organizado) ou comer no restaurante universitário (que já faz parte da minha rotina). O plástico/isopor/alumínio da bandejinha da marmita não consigo evitar, mas já recuso talheres de plástico e sacolinha (um passo de cada vez, por favor, não me julguem).

Tomei conhecimento de uma artesão/costureira que minha mãe conhecia e pedi pra ela fazer um porta-talheres com um guardanapo pra enrolar e levar na bolsa. Ficou maravilhouser, cabe dentro do meu EcoCopo haha' e é bonitinho, a moça chegou a postar no insta dela aqui. O único contra é que não sei se a origem do tecido que ela usou pra parte que não é de algodão do guardanapo... Mas ok. Inclusive já vi em alguns sites um kit (que já vem com talheres dobráveis e canudo de inox) pra vender em alguma loja eco-friendly, não consegui achar o link, mas era meio salgado o preço. Recomendo encomendar em alguma artesão local que você conheça mesmo e, assim, usar os talheres que tiver em casa haha' A não ser que você realmente precise de um garfo e uma faca dobráveis e de um canudo. Não é meu caso :)

4. Absorvente de pano

Talvez o mais falado nas redes da internet e o que eu ainda não sou adepta. Não arrisquei comprar um ainda porque fico com medo de não ser bom pro meu ciclo e depois eu ficar com um absorvente de tecido encalhado haha' Mas vai ser uma das próximas mudanças.

5. Canudo inox reto pra levar na bolsa junto com os talheres

Já vi lugares com preços promocionais, mas ainda não comprei por um motivo bem simples: eu não uso canudo. Desde que passei a recusar os descartáveis, não senti falta de tomar suco com canudo haha' (porém sei que tem gente que precisa por diversos motivos) Acho que usaria só pra quando for tomar um drink com os amigos, sei lá, mas também não tá sendo o caso do meu último ano. Não é um item que eu correria para uma loja para comprar por agora.

6. Sacolas de pano ou retornáveis para comprar (no processo)

Plantei esse hábito na cabeça dos meus pais aqui em casa desde que passei a recusar sacolinhas desnecessárias quando faço compras, ainda está germinando, mas já estou vendo as primeiras folhinhas surgindo. Como já disse, estou sempre com bolsa ou mochila e, geralmente, não preciso de sacolas a mais. Por via das dúvidas, coloquei uma pequena que ganhei na mochila. Ainda tenho poucas em casa, mas ganho uma a cada evento de palestras da biologia que vou na minha faculdade haha' então tô começando a ver vantagem.
O que vocês já mudaram ou mudariam no cotidiano de vocês? Conta aí, tô curiosa pra saber. Quero sugestões também :)

Comentários

  1. Comecei a usar absorventes de pano da Korui nesse ano. Nos dias de fluxo mais intenso eu ainda uso os descartáveis, mas já diminui consideravelmente o uso deles :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, pretendo seguir esses passos logo logo!

      Excluir
  2. wow achei tudo isso muito interessante. quero começar a adotar essas dicas. a natureza com certeza agradece muito!!
    adorei seu blog ☆

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, são pequenas mudanças que mudam pra melhor!
      Fico feliz que tenha gostado <3

      Excluir
  3. Muito legal sua atitude em mudar alguns hábitos.
    Confesso que dessas coisas ainda não fiz nenhuma :(
    Mas em casa por exemplo sempre separamos o lixo, reutilizamos o que dá e essas coisas.
    Achei bem legal a ideia de levar talheres, canudo de inox. Vou tentar fazer algumas dessas mudanças :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg :) Ah esses detalhes em casa já são pequenos passos pra grandes mudanças!

      Excluir
  4. A senhorita voltou pro Blogger e eu não vi? Não, eu não vi jsakf
    PS: amo a Marina Sem Diamantes s2 (nada a ver com o post também)

    De todos os hábitos da lista, só fiz dois:
    .absorvente de pano: miga como assim COMPRAR? Tu nunca ficou sem absorvente e foi usar o de pano???? Eu já fui até pra escola com um, e prefiro MIL VEZES absorvente comum de 7,90. Beijos.
    .sacolas retornáveis: minha mãe tem umas duzentas kk.

    Mas assim, amei sua listinha. Ficou uma coisa bem vegan, bem clean, uma coisa bem bonitinha pra mãe natureza hhsdifsdfk
    ~~
    eu sou uma garota que te acompanha aaaaaaaa anos, e aqui estamos de volta (^^

    http://myheaadache.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina sem Diamantes é uma deusa e ninguém pode negar haha'
      Fico feliz que tenha me achado aqui de novo <3 é claro que lembro de ti, sempre por aqui :)
      Pior que não, acredita? Nunca tive muito contato com absorvente de pano, não :/ Haha' aos poucos estou me tornando que nem sua mãe, porque acho elas muito legais e tem uns modelinhos das de pano que dá pra usar até como mochila haha'

      Haha' tô meio nessa vibe mesmo, tentando ser mais ecofriendly aos poucos.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Livros que eu leria para uma criança...

Filmes cults demais pra me fazer chorar (mas conseguiram)...

Crônica do Pássaro de Corda