Caixa de Pássaros

Uma das minhas metas nas últimas férias foi a de terminar de ler 3 livros. No fim, contabilizei 4. Um deles foi Caixa de Pássaros, que me surpreendeu e me prendeu do início ao fim. Não sou muito fã de filmes de terror, mas adoro livros de horror e suspense. Acho que, quando se está lendo um livro desses, você pode a qualquer momento fechá-lo, colocá-lo numa gaveta ou armário e chavear e isso é ótimo para pessoas medrosas como eu haha'



O enredo tem uma tensão que me deixou apreensiva e nervosa. O suspense e o cenário perturbador de viver trancado, sem poder enxergar a luz do sol ou o mundo exterior, somado à alternância entre cenas do passado com as do presente, criaram um clima de conflito e melancolia que me fez refletir muito. Além disso, levei alguns bons sustos com alguns trechos. Como se eu estivesse assistindo um jump scare. Estava tão imersa no suspense que nem percebi que estava dentro do livro, no corpo do personagem. A forma como Josh Malerman colocou as dúvidas, angústias e medos da Malorie, e dos outros personagens, conseguiu trazer um sentimento de que o protagonista, sem poder enxergar o mundo, era eu.

Em um mundo de recursos escassos, olhos vendados e um terror persistente, encarar os próprios medos é apenas o início da viagem.

Falando em personagens, os filhos da Malorie são extremamente vazios na minha opinião. Apenas no final do livro senti um quê de personalidade, mas mesmo assim não foi o suficiente. Para começar, eles foram criados vendados, o que para mim é extremamente impactante, mas em nenhum momento eles foram apresentados com alguma esperança ou aquele toque de ingenuidade que as crianças tem. Aparentemente, é proposital, afinal, nem nome o Garoto e a Menina tem, são apenas isso: crianças esperando que a mãe lhes diga o que fazer.

Tá, teve algumas coisas que eu não gostei. Para ser mais específica foi uma lacuna na história da personagem, e me fez pensar se foi omitida de propósito ou se foi mesmo um furo. Mas não foi nada que tenha atrapalhado minha experiência com o livro.

Dou 5 estrelinhas pela experiência e pela história, mas não espere um fim explicando tudo o que você deseja saber, ok? Ok. Até.

Comentários

  1. A história desse livro parece muito interessante, adoro livros de pessoas tendo que sobreviver ao fim do mundo como o conhecemos, mas confesso que esse eu vou esperar pelo filme haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena a leitura, mas respeito tua espera haha' às vezes a gente fica com o pé atrás haha'

      Até <3

      Excluir
  2. eu li caixa de pássaros há um ou dois anos e este continua a ser uma de minhas leituras preferidas. também sou muito fã de livros de horror/suspense/mistério - apesar de não gostar dos filmes - e caixa de pássaros está de parabéns. tenho como meta para este ano ainda ler "piano vermelho", que pertence ao mesmo autor. e pra mim o fato de as crianças serem basicamente "bonecos" sem personalidade ou nome ou nada do tipo só incrementa ainda mais o tom macabro que a coisa toda tem; e bem, o livro se passa ao mesmo tempo no passado e no presente, não? acho que sim, com relação à vida da Malorie antes dos acontecimentos tenebrosos do mundo, de fato não se menciona nada. eu fiquei decepcionada somente com o fato de o final deixar o vazio de não contar o que de fato aconteceu, mas também penso que isso incrementa um pouco o suspense (apesar de não ter tanto sentido, porque nunca ficaremos sabendo daquilo e isso não é tão legal). fico feliz que tu compartilhe da opinião de que caixa de pássaros recebe cinco estrelas!

    eu me lembro de entrar no teu blog antigamente e ele estar fechado, estou tão feliz que tu tenha voltado à atividade <3 bem vinda de volta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se "piano vermelho" for tão bom quanto Caixa de Pássaros você conta depois? haha' fiquei curiosa para ler mais coisas do autor também.
      Não defini o que me incomodou na história da Malorie por ficar com medo de dar spoiler haha, mas foi o fato de não terem falado muita coisa sobre o que aconteceu depois do nascimento dos bebês e nem como que ela passou por tudo aquilo até eles crescerem. Certo que algumas coisas foram citadas, mas pra mim ficou meio vago. É, da vida anterior também senti um pouco de falta, mas acho que é aceitável haha'
      Sabe que eu gostei do final? Espero que não inventem de trazer uma continuação como em outros livros porque realmente, na minha humilde opinião, não precisa .
      Haha' merece sim, foi uma ótima leitura.

      Ah, eu me lembro do teu blog também, fico feliz que esteja por aqui ainda, vi tanta gente do ano passado que sumiu da blogosfera :(

      Obrigada <3

      Excluir
  3. Eu também não sou fã de filmes de terror, mas acho que também não iria gostar muito de ler algo assim... Sou bem medrosa haha!
    Mas de maneira geral pelas coisas que você disse parece ser um bom livro, é ótimo quando uma história te prende assim.

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha' cada um com seus gostos e medos e tá tudo bem.
      Até!

      Excluir
  4. Eu infelizmente ainda estou na ressaca literária e não tenho lido nenhum livro. Que bom que você conseguiu ultrapassar sua meta de terminar livros!! Nunca assisti ul fime de terror e também nunca mergulher na literatura envolvendo "horror".
    Ao ler um pouco sobre a mini-resenha me deu uma imensa vontade de ter a oportunidade de lê-lo,será que eu encontro ele em pdf? Acredito que todo livro tem seus pontos negativos,mas me diz,você se surpreendeu com o desfecho?

    suéter azul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Affzão, ressaca literária é horrível demais. Recomendo muito a experiência da leitura de um livro do gênero, sério, pelo menos para experimentar algo novo. Mas de filme, sei lá, não recomendo muito não haha'
      Acho que você encontra sim, tem uns sites que disponibilizam os livros PDF e EPUB...
      O desfecho não me surpreendeu, não acho que essa seja a palavra que eu usaria. Ele apenas "foi"... não me surpreendeu, mas também não morri de amores, sabe?

      Até!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Livros que eu leria para uma criança...

Filmes cults demais pra me fazer chorar (mas conseguiram)...

Crônica do Pássaro de Corda