Comentando Astrofísica para Apressados

Sabe aqueles livros de não-ficção, com mais conteúdo científico e até meio densos no que se refere à conceitos complicados? É de um deles que vou falar agora. Ano passado ganhei um exemplar de Astrofísica para Apressados e até a metade do ano não tinha nem tirado o marcador de página que veio dentro. Estava esperando ter um pouco mais de tempo pra ler e resolvi começar a ler pouco depois das minhas férias da metade do ano. Bom, tem só 170 páginas (de texto) e eu fui terminar na primeira semana de dezembro. Não vou me prolongar sobre os pontos e motivos que atribuo à essa demora para ler, muitos não foram relacionados ao livro em sim, mas tem uma coisinha no texto do livro que contribuiu, sim, para que a leitura não fosse tão apressada assim.


Antes de falar desse detalhe, vamos a um contexto básico da obra. Na contracapa já vem:

"De forma clara e sucinta, Tyson traduz o cosmo numa obra organizada em capítulos enxutos escritos para quem tem pressa, mas que oferecem conhecimentos fundamentais sobre todas as primeiras ideias e descobertas relacionadas ao universo."

E é bem isso mesmo, um livro muito bom, cheio de tópicos muito interessantes sobre o universo, estrelas e umas curiosidades. Como já é esperado por esse resumo da contracapa, os capítulos são organizados seguindo uma lógica bem interessante, começando pelo Big Bang, apresentando a formação dos elementos e de alguns conceitos quânticos... É aquele conceito já não mais tão mindblowing do tipo: "de onde viemos" e porquê somos feitos do próprio universo, mas não chegamos aos pés de sua totalidade?.

Somos apenas poeira de estrelas trazida à vida, depois dotada pelo universo do poder de se compreender - e nós apenas começamos.

Adiante nos capítulos Tyson aborda conceitos de física: universalidade da leis da física, luz e como os diferentes espectros são detectados, matéria escura, energia escura, etc, e em paralelo cita o histórico das descobertas na ciência. No meio disso tudo, comparações e analogias interessantes, assim como informações aleatórias que se encaixam no contexto.

Agora o tal detalhe: é muito conteúdo! Mesmo que o deGrasse Tyson tenha resumido muitos temas e até mesmo colocado exemplos bem didáticos, ainda sim é muita coisa. E não, isso não é ruim. Vejo isso como bom, até porque as pessoas leem esse tipo de livros para aprender mais, certo? A questão é que ele engana um pouco no título: "para apressados" deveria ser acompanhado de um parêntese informando que é bom você ter um pouquinho de base de física/astrofísica para compreender e não se perder no meio de tanta informação. Tá. Eu posso estar falando besteira, mas a princípio esse livro é destinado a um público mais leigo, senti que me perdi em uns momentos por não entender algumas questões de física e química que são utilizadas pra explicar conceitos relativos às estrelas, por exemplo. Isso atrapalhou um pouco minha leitura, tive que voltar várias vezes pra reler algum capítulo ou parágrafo. 

Com os poréns ou sem (acredito que todo livro tenha os seus), eu fiz uma leitura bem proveitosa, aprendi bastante coisa, acho que posso dizer que "revisei" alguns conceitos de física que tinha aprendido em palestras e vídeos do youtube sobre o tema. Eu gosto bastante de astrofísica, por mais que não seja a nerd da física, e gostei bastante das abordagens dos temas. Não ri de todas as piadocas e trocadilhos que o autor jogou em alguns capítulos, talvez para quebrar o clima denso do livro, mas me diverti um tantinho. Fiz muitas anotações, sublinhei conceitos e frases que me pareceram interessantes e colei post-it nos quotes preferidos. Foi como se estivesse estudando e me divertindo ao mesmo tempo.

Pessoalmente fico muito à vontade com substâncias químicas, em qualquer lugar do universo. Minhas estrelas preferidas, assim como meus melhores amigos, são inteiramente feitas delas.

Eu recomendo. Mas acredito que muita gente possa se perder se não for atrás de algo a mais pra complementar, por conta dos tópicos mais aprofundados. É um daqueles livros que você lê com o google aberto pra ir pesquisando. Não acho que funcione lendo direto - "devorando" as páginas -, minha sugestão é a leitura de um capítulo por vez, pra absorver, entender tudo e não ficar confuso. E, se gostar, recomendo que vá atrás de mais. Pessoalmente, acho astrofísica interessante demais pra ser ignorada haha' Acho difícil, mas o próprio Neil deGrasse Tyson já diz:

O universo não tem obrigação nenhuma de fazer sentido pra você

Um adendo final: a minha parte preferia do livro todo foi o último capítulo. Se eu pudesse eu imprimira cópias e sairia distribuindo por aí. Quase como um ensaio sobre a importância da astrofísica para o entendimento do ser humano como um ser vivo, apresenta um ponto de vista em que o humano não é o centro do universo da forma que imagina. É o clássico "um ponto no meio do universo em expansão" - um ser "inteligente", but not so much. Enfim, fala tantas verdades quantas são necessárias expôr ao mundo. Em poucas páginas, o capítulo que encerra o livro fez valer todo esses meses insistindo nessa leitura.

[...] por maior que o mundo seja - em nosso coração, em nossa mente e em nossos enormes mapas digitais -, o universo é ainda maior. Uma ideia deprimente para alguns, mas para mim uma ideia libertadora.

Comentários

  1. Genteeee que assuntos de gente inteligente hahahah!
    Não sei eu eu iria me interessar em ler um livro assim, não que não seja interessante, muito pelo contrário, parece ótimo e muito legal.
    Mas eu sou preguiçosa pra ler, entender... Já ia me assustar em ver a quantidade de textos em todas essas páginas haha

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha' cada um com seus gostos, por mais que eu recomende muito esses livros tenho que concordar que de vez em quando bate uma preguiça

      Até <3

      Excluir
  2. Astrofísica, tal como Astronomia são assuntos que me interessam imensamente. Sempre tive essa pequena paixão dentro de mim, mas por algum motivo nunca levei realmente à frente minha vontade de estudar sobre. Talvez por não saber exatamente por onde começar.
    Me interessei bastante por esse livro. Mais um para adicionar à lista de leituras para 2019, haha.

    Um beijo ♥

    https://espuma-decafe.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São assuntos muito interessantes mesmo, comecei a ir atrás de mais sobre por acaso... Vendo vídeos no youtube e etc. Recomendo esse livro para começar em 2019!!!

      Até <3

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?

    Até hoje estou para assistir "Cosmos", a série/documentário que Neil apresenta.

    Durante o ensino médio, física e química foram matéria bastante complicadas pra mim, por isso todo o interesse em saber mais sumia. Ao estudar para vestibulares, passei a vê-las com outros olhos. Na maioria das vezes lia e relia as apostilas além de assistir as vídeo aulas várias vezes, mas foi muito gostoso ver como estamos conectados com a fisico-química mais do que pensamos. Que tudo gira em torno disso, até sabemos, mas ver como funciona é sensacional.

    Nunca parei pra estudar mais sobre astrofísica, mas a postagem me deixou bastante curisosa para ver o livro; mas sei que não conseguirei ler com pressa. Aliás, existe um livro que explica a teoria da relatividade em 100 páginas; não tive o prazer de ler ainda, mas vi comentários muito positivos sobre, talvez te chame a atenção.

    Seu layout é uma graça, o tom de verde ficou muito bonito!
    Um beijo, e até ♡.
    sublatisancoris.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou postergando pra ver essa série haha'
      Pois é, no colégio não parece ser tão interessante assim, comecei a me interessar um pouco depois também.
      Esse livro que comentou parece muito interessante, irei procurar mais sobre. Obrigada pela sugestão <3

      Obrigada <3 Mas esse layout não é meu, na real. É um free do GNMH que eu só mudei um pouco os tons das cores, pra ficar mais escuro.

      Até <3

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Livros que eu leria para uma criança...

Filmes cults demais pra me fazer chorar (mas conseguiram)...

Crônica do Pássaro de Corda