Estou jogando Night in the Woods

Gif+ilustra por Tatiana Kawkaw
O que falar desse jogo que conheci aleatoriamente procurando jogos simples pela internet e, logo que comecei, fiquei encantada em como a história é contada... Não costumo jogar muito, os único jogos que cheguei a concluir (e olhe lá) fram Pokemon Fire Red e The Legend of Zelda - The Minish Cap, que joguei num emulador de Gameboy pra celular. Aí decidi que poderia dar uma chance para algum diferente, um indie talvez... E esbarrei nesse.

Os personagens de Possum Springs são animais antropomorfizados e vivem na cidade - com uma cara de interior, but not so much- na qual a personagem principal, Mae, cresceu. A história começa quando ela abandona a faculdade e volta para a casa dos pais, e se depara com tudo muito diferente, num clima de nostalgia e estranheza. Os antigos conhecidos e os amigos seguiram a própria vida, muitos estão trabalhando e possuem responsabilidades. Reencontrar o grupo de amigos e, talvez, até fazer novas amizades é algo bem complicado já que Mae está um tanto "à toa".

Mas não é só a históra de Mae que a gente conhece. As histórias paralelas dos personagens, como a da Bea que teve que amadurecer rápido por causa dos problemas familiares, e dos outros amigos Gregg e Angus, também conquistam muito. São peças que se encaixam pra formar o enredo como um todo. A gente vai conhecendo e compreendendo a dimensão dos personagens e da narrativa com o passar dos episódios.

Não sou a gamer expert e nerd pra falar de muitos aspectos aqui, mas, olha, o que meus conhecimentos acerca de jogos me permitem criticar é que a jogabilidade é bem legal, e tem um quê de "storytelling" que eu gosto muito. Muitas pessoas podem considerar muito chato ficar lendo diálogos, mas eu sempre gostei muito dessa jogabilidade, de sair conversando com personagens aleatórios durante as histórias, ao invés de só ficar pra lá e pra cá em busca das ações necessárias para cumprir metas e finalizar o jogo. Acho muito interessante como os fragmentos e diferentes pontos de vista dos personagens se unem aos poucos e tornam a narrativa/o enredo mais complexo e imersivo. Ás vezes, ficar uns 3 minutos a mais conversando com o pai da personagem principal, ou com um antigo vizinho, é algo que pode parecer bem chato, mas, na minha opinião, acaba acrescentando informações que agregam ao jogo como um todo. Não são lá muito importantes pra você concluir aquele mini-jogo ou puzzle, mas poxa, não saber o enredo todo é como terminar a leitura de um livro sem ter lido alguns capítulos. E é bem estranho.

Talvez uma das minhas coisas preferidas nesse jogo foi o fato de que os sonhos/pesadelos da Mae são jogáveis. Eles fazem parte da história e permitem que a gente conheça um pouco mais sobre os medos e impressões da personagem. Achei incrível. Fora que rendem uns prints bem legais e umas imagens de descanso de tela lindonas.



A arte de Night in the Woods é outro ponto incrível. Confortável é a palavra que eu escolho pra descrever. As artes/a estética da cidade e as cores me conquistaram. Pesquisando, descobri que quem assina essa obra de arte é o ilustrador e animado Scott Benson.

A personalidade de cada personagem, o enredo, a arte e a jogabilidade simples me conquistaram. Achei tudo muito bonito, e foi um ótimo jogo que me ajudou a entreenter e esquecer algumas coisas chatinhas que rondavam meus pensamentos. Além disso, a trilha sonora do jogo, assinada por Alec Holowka, agora faz parte das minhas playlists haha' é muito confortável e acho que vou começar a escutar enquanto estiver no ônibus haha' Inclusive, escrevi essa postagem ao som dessa aqui.

Aqui o Jogo na Steam. Vale muito a pena :)

Comentários

  1. ISADORA DO CÉU, EU AMO GAMES INDIES!
    Só por ser meio storytelling eu me apaixonei e a personagem parece ter uma história muito boa, eu sou muito daquelas que "perde" 500 anos explorando tudo do jogo porque acho que vale muito a pena conhecer cada detalhezinho e ouvir o que cada personagem tem pra dizer, então entendo bem a sensação de vazio que fica quando se pula essas partes. E MEU DEUS QUE ARTE É ESSA?!
    Fui olhar um vídeo do jogo e ele com certeza entrou para minha listinha. Agradeço demais pela indicação! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha' vale muito a pena, sério. Sou assim também, parece que a experiência do jogo fica ainda melhor e mais imersiva.
      A arte é daquelas que dá vontade de sair imprimindo e colando por aí haha' de tão bonita.
      Fico feliz que tenha gostado <3

      Até <3

      Excluir
  2. Oi, Isa! Fiquei super interessada em jogar! Eu amo joguinhos indie, te indico o To the Moon, é uma experiência para a vida. O gráfico não é tão bom, mas em compensação a história é espetacular. Coloquei o Night in the Woods na minha lista para a Steam me avisar caso tenha alguma promoção do jogo (eu sempre espero alguma promo para comprar os jogos). Eu estava mesmo procurando alguma indicação de jogo, e fiquei contente com essa. A arte é simplesmente incrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, já vi alguma coisa sobre To the Moon, parece muito interessante! Vou salvar aqui também.
      É muito encantador, você vai adorar! Eu acho, pelo menos haha'

      Até <3

      Excluir
  3. Eu não entendo nadinha de jogos :(
    Acho bem bacana quem joga e sabe desse assunto, mas eu sou totalmente leiga. Não tenho paciência/tempo :/

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que eu sou bem leiga no assunto jogos também haha' mas tento me aventurar um pouquinho quando sobra um tempo.
      Coisa de cada um.

      Até <3

      Excluir
  4. olá isadora, como vai? espero que bem!
    nunca pensei que personagens antropomorfizados pudessem ser tão carismáticos como esse do gif, sempre tive uma visão meio medonha desse tipo de desenho aksjadk.
    nunca fui de jogar, mas esse jogo parece ótimo, principalmente pelo fato da interação com outros personagens. deve ser bem legal poder conversar com as pessoas ao redor da personagem no jogo. tenho certeza de que isso agrega um montão, e adorei sua colocação "terminar um jogo sem saber todo o enredo é como terminar um livro sem ter lido alguns capítulos", asjkajdsk genial e , sim, de fato isso seria estranho! a arte desse jogo parece lindíssima, assim como os tons que escolheram para compor a paleta (digo com as imagens que colocou de referência). enfim, me parece um bom jogo!!!

    beijocas.
    colored cotton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oioi, vou bem, e vc?
      Haha' acho muito carismático também, mas confesso que tem umas interpretações meio creepy
      O jogo vale muito a pena!

      Até <3

      Excluir
  5. EU QUEROOOOO
    Amo jogos assim, como Child of Light, aaaaaaaaa *-* obrigada por compartilhar esse jgo em seu blog! Eu estava órfã de jogos assim!

    Com amor, ♥ Bruna Morgan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles são muito incríveis <3
      Fico feliz que eu tenha acertado na recomendação, então haha'

      Ate <3

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Livros que eu leria para uma criança...

Filmes cults demais pra me fazer chorar (mas conseguiram)...

Crônica do Pássaro de Corda