Lapsos de um natal (2018)

Rascunhos. 24 e 25 de dezembro de 2018. Lagoa Vermelha - RS

No bar que era do meu vô, os vizinhos amanheceram.

- Hoje já é véspera de Natal, hômi.

- Mas nem me fale nisso.

...

- Mas me dá uma água aí, dona Maria.

- Água mineral?

- "Mazaaa" Que água o quê?

- Ah, diga logo que é cachaça, homem.

Uma terceira pessoa:

- É que é água que passarinho não bebe...

...

Do lado de fora, um artista está ocupado. Até o Natal tem que terminar seu trabalho: renovar a pintura da bica, que é ponto turístico da pequena-grande cidade gaúcha.

Até o Natal... e tem tanta coisa pra terminar ainda... vai ficar trabalhando até escurecer pra conseguir terminar a pintura. Precisa do pagamento e tem um prazo.

Vai passar o Natal onde, será? Quem pergunta é quem vos fala. Ele merece um pratinho da ceia se ainda estiver aí pela noite...

...

Num dos canteiros perto da bica, de cabeça abaixada e já "pescando", um senhor com cara meio abatida. Diz que tá com fome. Já tomou umas cachaça - digo, água mineral. Não sei se tem família... Mas se tiver, será que não sentem falta dele sentado à mesa? Será que tem desavenças ou que a bebida os afastou cada vez mais como já vi acontecer antes?

Indiferente a isso (ou não), ele ganhou um pratinho de comida quente.

...

De volta ao bar. A velha comadre, que mateia e conversa o dia todo, diz que gosta de relembrar do passado. Faz bem, diz que faz sorrir.

Recusou o convite da ceia. Queria ir pra missa e, logo depois, voltar pra casa.

- Ai, se eu não estiver em casa quando minha vier à noite...

A filha não ligou.

A comadre fala muito, a ponto de dar dor de cabeça, mas ficar sozinha nessa noite... A gente sabe que a filha não vem, mas o que podemos falar se ela insiste?

Deu dó de cortar o coração. Ela foi pra missa carregando na sacolinha uma esperança antiga.

...

Quem vos fala fica aqui, nessa cozinha pequena. Em família, tou pensativa. A vó suspira. Os filhos estão longe. A que veio, daqui uns dias coloca as malas dentro do carro. Outros brigaram no fim de semana que se passou e foram embora pouco depois.

É um suspiro seguido de outro. A noite vai ser longa.

...

As prosas na cozinha chegam ao tio sumido. Onde que anda? Na casa do velhinho a quem faz companhia. Cozinham juntos. Contam histórias. Tomam chimarrão por mais de horas. O moço vai ajudar a aprontar o Natal dos senhorzinhos. É a companhia que lhes resta.

Me contaram que eles perderam os filhos. E a neta não vem para esse Natal. Um aperto no coração. Queria colocar todos num potinho e enchê-los com alegrias e conforto.

...

É. Uma bela noite de Natal na pequena-grande cidade. O sino da igreja do centro tá anunciando a hora. O vento avisa que o calor precede a chuva. Os gatos no telhado. O do rabo cortado - tadinho - mia pedindo comida. A peludinha, de pelo preto, anda com as três filhotes atrás. O gato amarelo, que foi atropelado, faz falta com o miado manhoso. O gato branco não está por aqui... Deve ter ido pedir ração em outra casa...

Outro lar.

Com um casal de senhorzinhos.

Ou, quem sabe, uma senhora esperançosa.

Muitos suspiros.

Um artista "proseador".

Um senhor no frio da noite

E os fogos ensurdecedores atiçando os latidos dos cães da vizinhança.

...

Seja qual for a força superior que você acredite e ame, ou não. Que tenha uma boa noite e um feliz Natal.

Ou melhor. Tenha uma Noite Feliz.

Comentários

  1. Olá Isa! Como tem passado?
    Fiquei muito contente ao ver que você havia postado, isso quer dizer que está de volta? ^u^

    Eu amo tanto o Natal, e adorei ler esses seus textos com mini-contos sobre ele, aqueceram meu coração! Espero que esteja tudo indo bem em sua vida ♥ senti saudades daqui...

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia!
      Fico feliz que tenha gostado e que tenha comentado mesmo depois de eu ficar tanto tempo sem postar nada <3
      Não sei se voltarei a postar com a mesma frequência, pensei muito em voltar, mas sendo sincera não sei o que eu postaria por agora... Talvez eu volte a postar ocasionalmente, como esses dias que soltei três posts que estavam nos rascunhos.

      Senti saudades dos teus comentários sempre tão caloroso <3
      Até!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Livros que eu leria para uma criança...

Filmes cults demais pra me fazer chorar (mas conseguiram)...

Crônica do Pássaro de Corda